Política

STF tem 5 votos a favor do recebimento de denúncia contra Roberto Jefferson

A denúncia, realizada pela PGR, indica sete crimes cometidos pelo ex-deputado

Por Da Redação
Ás

STF tem 5 votos a favor do recebimento de denúncia contra Roberto Jefferson

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para aceitar a denúncia proferida pela Procuradoria-Geral da República (PGR), contra o ex-deputado Roberto Jefferson, na manhã desta sexta-feira (18).

O ministro Alexandre de Moraes, relator da ação, deu parecer favorável para o acolhimento integral da denúncia realizada pela PGR, contra o ex-deputado, acusado de tecer ataques à instituições democráticas. Moraes votou favoravelmente para remeter a ação à Justiça Federal.

O relator foi acompanhado integralmente por mais quatro ministros. Entre eles estão Gilmar Mendes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Dias Toffoli. O julgamento se encerra na próxima sexta-feira (25).

A denúncia indica sete crimes cometidos por Jefferson. O político foi acusado de “tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais”. Além disso, está sendo acusado por crimes de calúnia contra os membros do Supremo em razão de seus cargos, de incitação ao crime e de homofobia.

O ex-deputado foi preso em agosto de 2021, e direcionado por Moraes à prisão domiciliar, com tornozeleira eletrônica, por motivos de saúde. Atualmente, ele está proibido de manter qualquer comunicação exterior, podendo gerar o reestabelecimento da prisão preventiva.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.